Olá meus amores, nosso cantinho está de cara nova! Este é o nosso espaço virtual para estudo. Agora, vocês podem acessar o conteúdo de nossas aulas 24 horas por dia, 365 dias por ano. Legal né?


domingo, 17 de maio de 2009

Recuperação Paralela - Ciências

No estado sólido a matéria tem forma e volume definidos. No estado líquido a matéria não tem forma própria, mas o volume permanece constante. Se colocarmos um litro de água numa garrafa e me seguida despejarmos essa água num aquário redondo, a água adquire a forma do recipiente onde ela está. Mas o volume é o mesmo (1 litro). No estado gasoso a matéria não tem forma nem volume definidos. Um gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; conseqüentemente, seu volume pode diminuir ou aumentar.
De modo geral, as partículas (átomos e moléculas) que compõem uma substância podem se organizar de diferentes formas. Elas podem, por exemplo, estar mais unidas ou mais afastadas entre si, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que as matérias estejam submetidas. Alterando essas condições, podem ocorrer mudanças no estado físico da matéria. Podemos ver como isso acontece estudando a fusão, solidificação, a vaporização, a condensação e a sublimação. Fusão é a transformação de uma substancia do estado sólido para o estado líquido. Uma substancia sólida sofre fusão sempre a uma temperatura e pressão determinadas. A essa temperatura dá-se o nome de PONTO DE FUSÃO (PF). Durante todo o processo de fusão, a temperatura permanece inalterada.
Você sabe que a massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre: é a pressão atmosférica. Pressão normal é, aproximadamente, a pressão atmosférica ao nível do mar: sua medida é de 1 atmosfera (1 atm). Um exemplo comum de fusão é a do gelo. Em geral, quando o retiramos do congelador, sua temperatura aumenta; assim que atinge 0ºc à pressão normal, o gelo começa a derreter, ou seja, a mudar do estado de água sólida para o estado de água líquida.
Solidificação é a transformação de uma substancia do estado líquido para o estado sólido. À pressão normal (1atm), o ponto de solidificação de uma substancia é o mesmo que ponto de fusão. E assim, como ocorre com a fusão, a temperatura permanece constante durante todo o processo de solidificação.
Vaporização é a transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode se dar por meio da ebulição e da evaporação. Ebulição ocorre quando fornecemos calor a um liquido ou reduzimos a pressão que atua sobre ele pode ocorrer a vaporização desse líquido. Assim, colocando-se uma panela com água sobre uma fonte de calor, após certo tempo a água começará a ferver, isto é, entrará em ebulição, e bolhas de vapor de água se formarão em toda a porção líquida. Durante todo o processo de ebulição, a uma pressão constante, a temperatura permanece constante. Essa temperatura é denominada Ponto de Ebulição (PE). Um fenômeno interessante da vaporização de um líquido é a calefação. Ao se pingar um pouco de água numa frigideira bem quase, as gotas de água entram em ebulição quase imediatamente, com um chiado característico, transformando-se em vapor.
Evaporação pode ocorrer lenta e espontaneamente, dependendo das condições ambientais. A evaporação ocorre na secagem de roupas num varal e de poças de água. Você percebe a diferença entre a ebulição e evaporação? Na verdade, apenas a ebulição tem as características de mudança de estado físico, porque a pressão e a temperatura se mantêm constantes.
Condensação ou liquefação é a transformação de uma substância de uma substancia no estado gasoso par o estado líquido. Você já teve a oportunidade de observar qual a parte interna da tampa de uma panela em que cozinhamos alimentos fica cheia de gotinhas de água? Isso acontece porque ao cozinharmos alimentos numa panela, parte da água nela contida se transforma em vapor. Ao entrar em contato com a superfície de temperatura mais fria da tampa, o vapor de água volta para o estado líquido: é a condensação.
Existem substancia sólidas que passam espontaneamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Esse fenômeno é chamado de sublimação. A sublimação é verificada, por exemplo, nas regiões polares, onde uma pedra de gelo pode se evaporar diretamente, sem passar pelo estado líquido. Outro exemplo são as pedras de naftalina que colocamos dentro do guarda roupa.
A densidade é outra propriedade da matéria. Em termos matemáticos, a densidade (d) de um objeto é definida como a razão entre a sua massa (m) e o seu volume (V). Assim:

A tabela abaixo relaciona a densidade de algumas substâncias sólidas:

Substância Densidade (g/cm3)
Alumínio 2,7
Ferro 7,5
Chumbo 11,4
Madeira 0,6
Cortiça 0,2

A unidade que geralmente se as para expressar a densidade é g/cm3. É importante saber que o peso e a densidade de um objeto são diferentes. Em geral, pensamos no chumbo como um metal pesado, quando na verdade ele é um metal denso. Para entender melhor, compare uma bolinha de chumbo de 1 cm3 e uma bolinha de madeira de 1 cm3. Qual delas pesa mais? Sabendo que a densidade do chumbo é maior que a da madeira e que as duas bolinhas têm o mesmo volume, podemos deduzir que a bolinha de chumbo contém mais massa e, portanto, pesa mais.

domingo, 3 de maio de 2009

Sua avaliação

Olá Pessoal

Deixe no mural de recados o que vocês acharam das provas dessa 1ª unidade. Estavam difícies? Com muitas questões? Comente!

Resultado das Provas de Matemática

Olá meus amores

A semana de 04 a 08 de maio será destinada à revisão dos assuntos vistos na 1ª unidade.

Beijos

Olha a hora...

Agende-se!